Gestão Ambiental

A Gestão Ambiental propõe ações preventivas como garantia de segurança em relação aos riscos que algumas atividades possam causar à saúde dos usuários e ao ambiente interno e externo das Unidades de Farmácia de Medicamentos Especializado.

Objetiva a conquista da qualidade ambiental, controlando todos os processos de suas atividades, a fim de construir uma cadeia segura e ambientalmente correta, que atenda à legislação local, e que esteja dentro do comprometimento de sua missão.

Gestão de segurança

Gestão de Segurança: A busca da excelência na prestação de serviços de saúde, ou seja, na assistência farmacêutica ofertada, sempre esteve presente na Gestão das Unidades de Farmácia de Alto Custo, que trabalham sob o prisma de um sistema de qualidade que objetiva a melhoria contínua do atendimento aos pacientes, agilidade nos serviços, segurança e eficiência.

As Unidades de Farmácia de Alto Custo possuem Protocolos de Assistência devidamente implantados e revisados, sempre em acordo com a legislação vigente.

Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS): As Unidades de Farmácia de Alto Custo possuem o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo dos resíduos sólidos, observadas as suas características, no âmbito dos estabelecimentos, contemplando os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta interna, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final, bem como os aspectos relativos à proteção à saúde pública e segurança ocupacional do pessoal envolvido nas etapas do gerenciamento de resíduos.

Esses procedimentos foram planejados e implementados a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados, um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente.

O PGRSS é um plano para gerenciar os resíduos provenientes dos serviços de saúde, seguindo, rigorosamente as legislações ANVISA RDC 306 e CONAMA 358.

Saúde Sem Dano é uma coalizão internacional de hospitais e sistemas de saúde, profissionais da saúde, grupos da comunidade, sindicatos e organizações ambientalistas que se propõem transformar mundialmente o setor de cuidado à saúde, sem comprometer a segurança ou o cuidado do paciente, para que seja ecologicamente sustentável e deixe de ser uma fonte de dano para as pessoas e o meio ambiente. No Brasil, é representada pela organização Projeto Hospitais Saudáveis (PHS).

As Unidades de Farmácias de Alto Custo aderiram a parceria entre a Organização Saúde Sem Dano e ao Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo em 2013.

No ano de 2013, as Unidades de Farmácia de Alto Custo tornaram-se membros do Projeto Hospitais Saudáveis (PHS), contribuindo com os objetivos da organização, compartilhando conhecimentos e realizando ações que visem à melhoria contínua das práticas ambientais e de saúde pública, em benefício de uma sociedade mais justa, segura e sustentável, promovendo a saúde ambiental para todos. Participam de exposição de trabalhos, no formato de banner, no Seminário Hospitais Saudáveis desde 2013 com a finalidade de mostrar o trabalho realizado em suas dependências.

Desde o ano de 2013, as Unidades de Farmácia de Alto Custo participam do “Prêmio Amigo do Meio Ambiente, criado pela Secretaria da Saúde, com apoio técnico do Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo para estimular iniciativas sustentáveis no âmbito do SUS em todo o Brasil, recebendo importante Menção Honrosa pela de alguns trabalhos.

Em 2013 as Unidades de Farmácia de Alto Custo elaboraram e publicaram a 1ª. Edição da Cartilha do PGRSS tem como objetivo proporcionar a todos os colaboradores o conhecimento e orientações sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde – PGRSS. Em 2014 as Unidades de Farmácia de Alto Custo realizaram a revisão e atualização da Cartilha do PGRSS, sendo publicada a 2ª Edição, mantendo o mesmo objetivo. É resultado dos esforços da Equipe Multiprofissional. O comprometimento socioambiental é um dos valores Institucionais da SPDM.

fac_010

O dia Mundial do Meio Ambiente visa incentivar a economia evitando o desperdício e a preocupação com as emissões de carbono, com o uso de alternativas energéticas, conservação das florestas e consumo consciente. O objetivo é conscientizar as pessoas para que elas se tornem agentes sustentáveis e promovam atitudes ambientais em suas comunidades. Desde o ano de 2014, em comemoração ao Dia Mundial Do Meio Ambiente, 5 de junho, as Unidades de Farmácia de Alto Custo, juntamente com a Gestão Sustentável, realizam a Semana do Meio Ambiente, distribuindo mudas de plantas/árvores, com o intuito de incentivar os seus colaboradores para o reflorestamento e contribuir para o Meio Ambiente, oferecendo orientações para o manejo e plantio das mesmas. Em parceria com a Prefeitura de São Paulo e Prefeitura de Bauru, no ano de 2017, foram disponibilizadas aos colaboradores mudas de plantas, e, o plantio ocorreu em diversas localidades (residências e nas Unidades) dos Municípios de Campinas, Guarulhos e São Paulo, assim como nos viveiros Parque do Carmo/Olavo Egydio Setúbal (São Paulo) e Viveiro Municipal José de Souza Sobrinho (Bauru);

Desde o ano de 2014, as Unidades de Farmácia de Alto Custo realizaram uma série ações para a conscientização ao uso racional de água, com palestras, sensibilizações e a distribuição de materiais.

Deste trabalho foi desenvolvido um estudo de caso, compartilhando as experiências adotadas, para outras Instituições, sendo divulgadas no site dos Hospitais Verdes e Saudáveis (CEAF Agua Final.pdf), cujo tema Conscientização de colaboradores para o uso racional da água Componente Especializado da Assistência Farmacêutica – CEAF/SPDM.

Em Outubro de 2014, as Unidades de Farmácia de Alto Custo realizaram o Dia Mundial da Lavagem de Mãos, celebrado em 15 de outubro, para gerar a cultura de que lavar as mãos com sabão, uma necessidade básica do ser humano e que todos os governantes devem adotar medidas de saúde pública que destaquem a importância da higiene pessoal e possam conscientizar a população sobre seus benefícios.

Devido ao emprenho na Agenda Global de Hospitais Verdes e Saudáveis, as Unidades de Farmácia de Alto Custo recebem o Troféu de Membro Engajado em algumas edições.

As Unidades de Farmácias de Alto Custo propõem uma gestão sustentável, visando comprometer minimamente os recursos naturais  nos seus processos de trabalho, utilizando-os de forma racional e garantindo os recursos naturais às gerações futuras. Com a finalidade de uma sociedade mais justa, ambientalmente equilibrada e economicamente prospera, preconiza-se:

– Ecologicamente correto;

– Economicamente viável;

– Socialmente justo;

– Culturalmente diverso.

fac_30

A unidades de Farmácia de Alto Custo estão trabalhando em uma parceria com uma empresa que desenvolveu uma técnica pioneira na reciclagem de liner.

É um projeto que visa a destinação final adequada de um resíduo que está indo para aterro sanitário sem necessidade.

Projetos como esse, aumentam o percentual de resíduos das Unidades encaminhados à reciclagem, reduzindo a necessidade de extração de matéria-prima virgem para fabricação de novos produtos.

Após o envio dos resíduos, as unidades receberam dois Certificados de Destinação de Resíduos de Papéis no ano de 2018.

Pilhas e baterias contêm metais tóxicos que agridem o meio ambiente e trazem riscos à saúde pública. Quando depositados em lixões e aterros sanitários, esses resíduos que levam séculos para se decompor, podem vazar e contaminar os lençóis freáticos, o solo e os rios, causando danos às pessoas e aos animais.

As Unidades de Farmácia de Alto Custo desenvolveram em conjunto o projeto de recolhimento e descarte correto de pilhas e baterias, estabelecendo parcerias, a fim de contribuir ao meio ambiente, favorecendo ao trabalho em equipe e senso de responsabilidade, bem como capacitando-os e atualizando-os.